Com 21 anos de idade, Bento Mutoba, da província de Inhambane, é o vencedor do EU VOU ACONTECER - concurso de declamação de poesia onde, apurados entre vários inscritos e constituindo uma academia virtual, 20 adolescentes e jovens moçambicanos, de 6 províncias das 3 regiões, disputaram pelo prémio de 10.000,00 Meticais e um kit de livros.
António Quimisse (21 anos) e Frank Banze (17 anos), ambos de Maputo, conquistaram a segunda e terceira posições, levando para si um kit de livros, 5.000,00 e 2.500,00 meticais, respectivamente. Os 3 vencedores foram ditados pelo público, através de um sistema de votação por SMS.
O concurso visa, ademais, impulsionar o talento na declamação e aperfeiçoar as habilidades dos participantes nesta arte, por isso, não é só o prémio, durante perto de 3 meses, os concorrentes beneficiaram-se de workshops de declamação de poesia protagonizados pelos declamadores moçambicanos Maria Raufa (a partir da Rússia), David Bene (Japão), Lúcia Tite (Brasil), Assane Ramadane João (Zambézia), Otildo Justino Guido (Gaza), Mabjeca Tingana, Daniela Mussagy e Obedes Lobadias (Maputo).
Tal é o caso de Sérgio Anuário (18 anos, Gaza), Liliana Mabunda e Celestina Sitoe (18 anos, Maputo), alguns dos participantes, incluindo os vencedores, ganharam no concurso, 10 bolsas para formação em “Comunicação Visual e Liderança”, “Como falar em público”, “Corte e Costura”, além de oportunidades para participação em eventos, produção de concertos individuais, assistência e gestão de carreira.
Outro destaque vai para Romena Zunguza (10 anos, Maputo) e Janeth Artur (16 anos, Nampula), que foram as participantes mais novas, porém cheias de talento. Sofala, Nampula, Zambézia, Gaza, Inhambane, província e cidade de Maputo são as províncias que ganharam representação, nesta primeira edição maioritariamente concorrida por mulheres.
Iniciativa e realização da Malta Que Acontece e Taduma, o certame aconteceu desde Dezembro último e chegou ontem (10 de Março) ao fim, com o apoio da Lente & Lupa, Uanissa Serviços, Portal Karingana, Moçambique Visionário e Valério Agência.
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...