**
Por João Baptista
No dia 17 de Agosto, Dia da SADC, o Projecto Tindzila conversou com Emerson Mapanga sobre o seu livro de estreia *Padecer das rosas*. O debate foi moderado por Adilson Sozinho.
*Parecer das rosas* já é em si uma peça teatral. Existe peça teatral escrita e peça teatral em cena. Esta última é o espetáculo em palco. O texto que resultou neste livro já foi levado à cena. Foi montado um espetáculo no ano de 2019. Este livro nasceu da adaptação do romance *A Rosa Xintimana* de Aldino Muianga, daí a ligação das personagens do livro de Emerson Mapanga e Aldino Muianga. Quem lê esses dois livros consegue compreender as vivências da sociedade, a natureza africana e as suas culturas. O teatro alimenta-se da vida e, como a vida, Padecer das rosas é uma obra cheia de interrogações.
Quanto à questão da personificação das personagens, Emerson acredita que todas as personagens construídas surgem dentro de uma base que pré-existem em escritores e dramaturgos. E a opção de escrever textos dramáticos, optando mais para o género tragicomédia, tem muita relação com o que se vive como pessoa na sociedade.
O convidado do Tindzila acredita que em Moçambique há muitos dramaturgos de alto nível, mas infelizmente eles não editam os seus textos em forma de livro. Mencionou vários nomes, como por exemplo o importante escritor moçambicano Rogério Manjate, como referência e fonte de inspiração.
Para Emerson, em Moçambique, poucas editoras acreditam que um livro de texto dramático pode vender. Todavia, ele vai continuar nessa linha de escrita, produzindo mais textos dramáticos para a sua edição e publicação.
________________________
Sobre Emerson Mapanga
Emerson Job Mapanga nasceu em 1982, em Maputo. É licenciado em Teatro pela Universidade Eduardo Mondlane e pós-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Pedagógica de Maputo.
Trabalhou como professor nas aldeias de Pfukwe e Chinhequete, no Distrito de Mabalane, em Gaza. Também trabalhou na Escola Comunitária Ntwananu, onde, para além de ser professor, desempenhou a função de director da escola, na cidade de Maputo. Participou na elaboração de módulos para o ensino à distância PESD2. Fez estágio profissional como docente na disciplina de Didática de Educação e Expressão Dramática no curso de Licenciatura em Ensino Básico, na Universidade Pedagógica.
Teve participação como actor e encenador na Associação Girassol. Participou da formação de vários grupos como encenador, dramaturgo e actor. Actualmente, é professor primário no distrito de Boane, na província de Maputo.
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...