*SINOPSE*
A história começa numa noite de verão, quando o céu ameaçava rebentar uma violenta tempestade. A aldeia estava na festa mais esperada do ano, uma festa que celebrava o momento das colheitas.
Em meio à multidão, estava Diana e David, um casal que já não é jovem e que há muito deseja ter um filho. Naquele lugar, esse casal já fez muitas preces e ofereceu diversos presentes aos deuses e a sorte de ter um filho nunca chegava para Diana e David. Contudo, esse casal nunca se cansou de endereçar súplicas.
E, finalmente, Diana e David viram os seus rogos sendo atendidos. E tiveram uma filha a quem deram o nome de *Luna* .
Tendo nascido Luna, a história toda do livro desenrola-se nessa personagem, na gruta de uma ilha.
Luna tem um dom muito especial: é vidente.
O narrador homodiegético _____ porque a voz que narra vem de uma testemunha que também foi contada essa história ______ dá-nos a conhecer as aventuras de Luna que, corria descalça até à praia onde, escondida numa gruta que só ela conhecia, brincava com a areia, erguendo castelos e construções. A Luna passa, sozinha, a habitar nessa gruta, onde faz nascer o seu mundo: casas, ruas, animais e pessoas.
Luna é dada como desaparecida.
Dias depois, um menino órfão chamado João, da idade de Luna, descobriu o aposento da Luna, mas nesse dia ela havia saído. Noutro dia voltou e a encontrou. E o segredo da Luna só se repartia nele. Eram grandes amiguinhos.
Luna alimenta-se de frutos silvestres numa gruta misteriosa.
Um dia reencontra-se com a Diana, sua mãe, e volta à sua casa. Mas passados dias retorna à gruta. E a mãe deixa ela ir porque descobre que ela é profetisa e desenvolve um dom. E disse-a: "volta quando tiveres cumprido a tua missão...!"
Luna entra no barco e viaja.
E porque todo mundo acredita nela, passa a receber no seu pequeno castelo velhos, curandeiros e diversas pessoas que queriam consultas. E ela vaticina.
A história já no seu epílogo relata que Luna fica cega. Luna não enxerga. Novamente João, seu amiguinho confiado, coadjuva a Luna e cumpre uma tarefa, fumando o *espelho* da clarividência. Um espelho que, segundo Luna, é algo de mais profundo que tem o seu olhar.
Os habitantes da aldeia, convidados para ver o espelho, rodeam e ficam espantados. Luna também olha para esse espelho e, subitamente, deixa de ser cega e passa a ver.
Diana e David, pais da Luna, ficam maravilhosos.
Luna viaja sempre com João à ilha. Juntos na embarcação são dois amiguinhos unidos.
E a vida na aldeia segue, normalmente...
_______________----____________---______----__
*A Viagem de Luna* (2016) de Teresa Noronha é o livro vencedor da 1" edição do Prémio Literário Alcance Editores.
________
O nome da personagem protagonista de *A viagem de Luna* coincide com o nome da filha de Teresa Noronha. Ou quiça seja uma dedicatória a ela.
É uma obra muito rica, com uma história apenas e uma linguagem muito bem elaborada, cuja narrativa obedece uma sublime lógica de acontecimentos. Pelo que, recomenda-se...
Por *João Baptista*
Obra: A VIAGEM DE LUNA
autor: Teresa Noronha
editora: Alcance Editores
1° edição, 2016 (obra vencedora do 1° concurso Prémio Literário Alcance Editores)
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...