[...]
Nem todo texto literário é dramatúrgico. Na maioria das vezes, é preciso reescrever o texto literário, adaptando-o a uma linguagem teatral para que se torne possível sua encenação, acrescentando-se diálogos, materializando-se cenários que, inclusive, são diferentes na mente de cada leitor etc. Como exemplos na nossa língua, os livros de José de Alencar, Machado de Assis ou Eça de Queirós, que já renderam várias montagens, todas reescrituras da obra original. Há, contudo, obras que são essencialmente literárias mas cuja adaptação cénica é muito natural, como, por exemplo, escritos de Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto e Nelson Rodrigues.
_______
Mapedje é actor e poeta moçambicano. Vive o teatro. Suas peças teatrais que passam na Televisão de Moçambique radicam nas camadas mais profundas do povo moçambicano.
O Tindzila quer perceber dele a forma como o *Teatro* dialoga com a *Literatura*.
Biografia do nosso orador
Mapedje (pseudónimo) nasceu em 06 de Julho de 1991, na província de Inhambane.
Licenciado em Ensino de Filosofia com habilitação em Ensino de História pela Pniversidade Pedagógica (2013-2016).
Actor, poeta e dramaturgo desde 2013.
Membro do grupo Teatral Fundzeketa
Mestre de cerimónias.
Nechen Dique (Mapedje) e seu grupo de teatro têm um programa na TVM com o nome *hora da alegria* onde passam História da terra de boa gente a partir das 19:45, bem antes do telejornal.
Já participou em vários vídeos clipes de artistas de Inhambane até mesmo do distrito de Inharrime o renomado músico Two Ell já convidou-o a fazer parte do clipe da música "Marido de dono é uma boleia".
Tem vários vídeos de intervenção social no YouTube na página Mapedje wa Nechen oficial ou na página fundzeketa.
Sábado, dia 10 de Abril
Tindzila
Unidos pela Lei-Tura
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...