Literatura
A pesquisa feita pelo Projecto Tindzila indica que Timor-leste é um dos três países da CPLP que até agora não viu pelo menos um escritor seu a vencer o Prémio Camões. Os outros dois são Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Facilmente o mais famoso autor do leste timorense é Xanana Gusmão, o líder da resistência timorense organização da Fretilin, e agora o presidente do Timor Leste independente. Ele escreveu dois livros durante a luta pela independência. Também poeta e pintor, ele produziu obras que descrevem a cultura, valores e habilidades do povo timorense.
Outros escritores importantes de Timor são: Fernando Sylvan, Francisco Borja da Costa, Ruy Cinatti, e Fitun Fuik.
Cultura
Como a Indonésia, a cultura de Timor-Leste tem sido fortemente influenciado por Austronesian lendas, não obstante a influência católica é mais forte, a população ser de maioria católica.
O analfabetismo ainda é generalizado, mas há uma forte tradição de poesia. Quanto à arquitetura, alguns edifícios de estilo português pode ser encontrada, embora as casas totem tradicionais da região leste, conhecida como uma lulik também sobreviver. Artesanato também é generalizada, como é a tecelagem de mantas tradicionais ou Taís.
Música
Música de Timor-leste reflecte a sua história sob o controle de Portugal e Indonésia, que tenham importado música como gamelan e fado.
A forma mais comum de música folclórica nativa era a dança likurai, realizada para as mulheres para receber homens em casa depois da guerra.
______
Apenas é uma introdução lacónica para que o leitor do Tindzila se situe. No dia 17 de Abril, às 18 horas de Moçambique e 01 hora de madrugada de Timor-leste, Inocência Souza trará o desenvolvimento do assunto em ênfase.
O Director de Marketing Digital : João Baptista Caetano Gomes
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...