Catálogus é um site dedicado à divulgação dos autores nacionais idealizado e concebidos por Mélio Tinga e Eduardo Quive.
Catálogus, fundado em 2021, tem por missão mapear, registar, promover autores moçambicanos e suas obras dentro do país e no mundo.
Para nos inteirarmos melhor sobre este projecto, *Catálogus*, Eduardo Quive e Mélio Tinga vêm ao Tindzila no dia 20 de Agosto de 2021.
_________
moderação: Matilde Chabana
_________
Sobre Eduardo Quive
Biografia
Eduardo Quive (n. 08 de Junho de 1991. É escritor, jornalista e produtor cultural. Fez formação em jornalismo que não concluiu. Começou por volta de 2010 o trabalho na área de comunicação, dedicando-se ao jornalismo cultural efectivamente a partir de 2012, com passagens por jornais revistas e até por televisão. Chegou a chefiar redacção e a editor chefe de nos semanários Dossiers & Factos (2015) e Debate (2016), este último especializado em Artes. Pelo meio foi cronista do semanário Sol e colaborou com trabalho jornalístico literário na revista Missanga, correspondente do jornal angolano Cultura.
É membro fundador do Movimento Literário Kuphaluxa. É ditector editorial da Revista LITERATAS e desde 2018 que é empreendedor na área da Cultura.
Escreve poesia e experimenta a prosa. É autor do livro Lágrimas da Vida Sorrisos da Morte (Literatas, 2012); Co-autor do livro Brasil & África – Laços Poéticos (Editora Letras, 2014); co-organizador das colectâneas Contos e crónicas para ler em casa vol. I e vol. II (Literatas, 2020). Em 2020 co-organizou o livro O Abismo aos pés (Literatas), com entrevista a 25 escritores lusófonos sobre a iminência do fim do mundo, em pleno pico da pandemia do novo coronavírus.
____________________
Sobre Mélio Tinga
Biografia:
Mélio Tinga nasceu em Maputo, de parto normal, embora já não se lembre. Escreve conto, novela e romance. Tem dois livros publicados: «O Voo dos Fantasmas» (Ethale Publishing, 2018) e «a engenharia da morte» - com publicação em Moçambique (Independente, 2020) e no Brasil (Caos e Letras, 2021).
É colaborador permanente da Revista Literatas, membro do Movimento Literário Kuphaluxa e parte do projecto lusófono Mapas de Confinamento.
É vencedor do BLOG4DEV 2021 do Banco Mundial, Prémio Literário INCM/ Eugénio Lisboa 2020 com o romance «Marizza», foi finalista do Prémio 10 de Novembro 2019 com o livro de contos «Outro Dia a Nuvem Evapora», prémio de letras de música SensaSons (2012).
Estudou Educação Visual na Universidade Pedagógica, trabalha como designer de comunicação, é co-fundador da DESIGN Talk, editor da DEZAINE, director executivo da DEZAINE Conference, fundador da BROKEN - Agência Criativa e co-fundador do CATALOGUS – Portal de Autores.
Unidos pela Lei-tura
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...