Depois de conversar com os fundadores da Banda Kakana, deixamos Moçambique e escalamos Brasil. Deixamos a música e escolhemos outro domínio de expressão artística: o Teatro . Estaremos neste sábado em Itajaí - Brasil, com a atriz Sabrina Viana.
O que podemos avançar sobre o teatro brasileiro?
Segundo as nossas leituras, o teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colónia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um carácter pedagógico baseado na Bíblia. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta*.
O teatro realmente nacional (brasileiro) só veio se estabilizar em meados do século XIX, quando o Romantismo* teve seu início. Martins Pena* foi um dos responsáveis por isso, através de suas comédias de costumes. Outros nomes de destaque da época foram o dramaturgo Artur Azevedo*, o actor e empresário teatral *João Caetano* e, na literatura, o escritor Machado de Assis*.
Ainda constatamos que a *Semana de Arte Moderna* de 1922, no ano do centenário da independência do Brasil, que foi o marco para as artes, não abrangeu o teatro que foi esquecido, adormecido por longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Gianfrancerco Guarnieri Nelson Rodrigues, sob a direcção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro.
Face à covid-19, como anda o teatro brasileiro ? Sabrina Viana sob a moderação de Matilde Chabana vai debruçar sobre esse mote.
A não perder neste sábado à espreita, 07 de Agosto de 2021, no melhor grupo de debate: Projecto Tindzila.
Participe!
*Projecto Tindzila*
Unidos pela Lei-tura
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...