Avançar para o conteúdo principal

A Brasileira Aline Melo assina parceria com o projecto Tindzila

O Projecto Tindzila, com sede em inharrime província de Inhambane- Moçambique, tem por finalidade levar os programas artísticos sobretudo desenvolvidos por jovens para diferentes esferas sociais, como forma de garantir a integração da juventude artística das zonas rurais no quadro da promoção dos valores essenciais de cada região, cultura, tribo, etnia entre outros aspectos identitários.



Tendo com Visão elevar o potencial cultural nos e dos distritos por via da divulgação, promoção, exposição de livros, artesanato, produção cinematográfica, exposição e produção de quadros e telas pintadas entre outras formas de expressão artística.

Aline Melo, escritora, poetisa, professora, pedagoga, psicanalista, jornalista, assessora de imprensa, locutora de rádio, apresentadora de tv web, dona da Tv Web Latinidade, dona da produtora de filmes e música Latinidade, cineasta e roteirista, dos filmes "Sequestros em Luanda", Latinidade e "Invasão da Alma" ao convite dos Tindzileiros aceita filiar-se ao projecto Tindzila e passa a ser a coordenadora interna do cinema. Nas suas palavras Aline demonstrou entusiasmo em trabalhar no projecto ao dizer “ Amigo vou ficar com a parte do cinema, tenho produtora de filme, posso te ajudar com isso”.

Dos diversos trabalhos de Aline Melo destacam se os seguintes:
·        
     Indicação ao Festival de Monólogo, com peça "Sequestros em Luanda", em dezembro.
·         Indicação ao Festival Internacional Kiamba, de Angola. Com o filme "Sequestros em Luanda", em janeiro.
·               Indicação para Festival de Teatro Moacyr Teixeira, ator premiado do filme Seqüestros em Luanda.
·     Antologia Poética de autores Angolanos e Brasileiros, lançamento na América Latina, Estados Unidos, Itália, Espanha, Angola e Moçambique. Sendo um dos maiores lançamentos literários internacionais deste ano, recebendo apoios da mídia nacional e do exterior.
·         Mais de 13 livros de contos infantis e um sobre tecnologia na educação.
·         "Academia Internacional de Literatura Lusófona", sob a presidência de Aline Melo, com sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Angola.

Aline ao longo da sua carreira teve diversos prémios a destacar:
1.      Prêmios Movimentos da Artes
2.      Troféus Arte em Movimento pela carreira nacional e internacional
3.      Troféu Arte em Movimento pelo Projeto Maré Latina
4.      Troféu Arte em Movimento pelo filme Latinidade e Banda Latinidade
5.      Troféu Arte em Movimento pela Academia de Literatura Internacional Lusófonas (Presidente)
6.      Prêmios Certas Coisas
7.      Prêmio Ações Locais da Prefeitura do Rio de Janeiro.
8.      Prêmio Nevado de Oro, indicação na Argentina.
9.      Prêmio Mujer en Foco, indicação no Chile.
1 .  Prêmio Festival 6 Continentes.
1 .  Prêmio de reconhecimento profissional dado na Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo.
1 .  Prêmio no Festival Teatro Mundial de Enquete, categoria conscientização social, com a peça " Sequestros em Luanda.
   



Temos a referenciar que o filme Sequestros em Luanda,
Capa do filme
 recentemente a ser lançado, apenas com trailer do filme, rendeu a cinasta diversos títulos e indicações acima referenciados. É um filme que vale a pena acompanhar, como conta a cineasta, na primeira pessoa, “ é uma história desequestros de crianças que ocorrem na cidade capital de Angola, Luanda”. Dos diversos actores, que participam do filme, encontramos actores angolanos e actores brasileiros, demonstrando deste modo, que fora do filme, estas duas nações partilham laços fortes de irmandade linguística, sentimental, histórica e cultural.
Produtora Latinidade

A conversa com Aline se tornava mais animadora que não parou apenas por aí, pois acrescentou: “-

Aqui organizo, como em Angola, gravamos também lá” e sobre o convite de gravar cá, simplesmente afirmou efusivamente que: - sim, e quero gravar aí, faço parceria e gravamos.

A conversa sólida, Aline Melo aproveitou para confortar o Projecto Tindzila com os seguintes dizeres: “- Feliz em trabalhar contigo neste projecto”.




Na verdade a equipa do projecto é que estima bastante a sua presença Aline Melo como parceira e actual coordenadora do cinema.

Por: Jeconias Mocumbe

Mensagens populares deste blogue

Em Moçambique, poucas editoras acreditam que um livro de texto dramático pode vender

 ** Por João Baptista No dia 17 de Agosto, Dia da SADC, o Projecto Tindzila conversou com Emerson Mapanga sobre o seu livro de estreia *Padecer das rosas*. O debate foi moderado por Adilson Sozinho. *Parecer das rosas* já é em si uma peça teatral. Existe peça teatral escrita e peça teatral em cena. Esta última é o espetáculo em palco. O texto que resultou neste livro já foi levado à cena. Foi montado um espetáculo no ano de 2019. Este livro nasceu da adaptação do romance *A Rosa Xintimana* de Aldino Muianga, daí a ligação das personagens do livro de Emerson Mapanga e Aldino Muianga. Quem lê esses dois livros consegue compreender as vivências da sociedade, a natureza africana e as suas culturas. O teatro alimenta-se da vida e, como a vida, Padecer das rosas é uma obra cheia de interrogações.  Quanto à questão da personificação das personagens, Emerson acredita que todas as personagens construídas surgem dentro de uma base que pré-existem em escritores e dramaturgos. E a opção de escreve

A Literatura Produzida em Cabo Delgado: Estágio, crises e desafios

   Por: Adilson Sozinho Uma sugestão que nos foi trazida pelo projecto Tindzila para 13.08.2023, na plataforma, WhatsApp. Conversa moderadora pelo João Baptista e tendo como oradores três estudantes universitários de Cabo Delgado, nomeadamente, Idália Bata, Gildo Malodelo e Albertino José. Sobre a Literatura produzida em Cabo Delgado, os oradores trouxeram de forma sintética as percepções que se seguem, no entanto, antes de mais, salientar que os três jovens, são naturais e residentes em Montepuez, um dos distritos mais belos e atractivos da província de Cabo Delgado depois de Pemba. É um distrito com uma densidade populacional considerável. Foi estratégico conversar com os jovens deste distrito que alguns consideram possuir uma das maiores cidades da província, se não, a maior, deixando para trás até a cidade de Pemba. O JB questionou à Idália sobre o estágio da literatura em Cabo Delgado, a qual se espelhando no seu distrito respondeu: “Cabo Delgado é uma província esquecida em ter

O nível de desenvolvimento humano deve ter uma proporcionalidade directa com o nível de leitura de um povo

 *Por João Baptista  Nesta segunda-feira, 14 de Agosto de 2023, o Projecto Tindzila recebeu no seu grupo de WhatsApp e conversou com Venâncio Mondlane, deputado da Assembleia da República e leitor assíduo de livros. O debate foi moderado por Matilde Chabana, tendo como tema de conversa "A leitura como um segmento para o desenvolvimento humano". Segundo o orador, ao longo destes seus anos de leitura e de convivência, percebeu que é muito importante ler, todavia, é muito mais importante partilhar esta leitura e ter tempo para assimilar a mesma leitura como um factor de transformação pessoal. Para Venâncio Mondlane, a leitura só ganha sentido no ser humano quando ele apreende, isto é, ele lê e medita o que está lendo; e a leitura transforma a forma de ser, a visão do mundo, o campo/universo emocional e até o próprio ser. Quando a leitura consegue alcançar isso, essa leitura é útil. Segundo Venâncio Mondlane, "o nível de desenvolvimento humano deve ter uma proporcionalidade