LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA [estágio, escritores e suas obras emblemáticas e desafios] com Ana Rita Santiago
AGENDA:
oradora: Ana Rita Santiago 🇧🇷
moderação: João Baptista Gomes 🇲🇿
Sábado, 03 de Outubro de 202
Minibiografia
Ana Rita Santiago
Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi Pró-reitora de Extensão da UFRB (2011-2015). Integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB, em Alagoinhas-BA. É membro integrante do GT Mulher e Literatura da ANPOLL. Foi Presidente da Associação de Pesquisador@s Negr@s da Bahia (APNB) (2011-2013). Pós-doutorado (2016-2017), com estágio pós-doutoral (2017) na Université René Paris Descartes, Paris V, Sorbonne, Paris-França, supervisionado pelos professores Michel Maffesoli e Ana Maria Peçanha, quando desenvolveu a pesquisa “A Literatura de Autoria Afro-feminina em Moçambique e na Bahia-Brasil”.
Possui doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2010). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Língua e Literatura (UFBA) e Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEB). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Integrou, como pesquisadora, o projeto de pesquisa “O Amor: Reflexões, Coincidências e Dissidências”, coordenado pela Professora Ana Maria Peçanha, vinculado ao Centro Franco-Brasileiro da Université Paris Descartes, Paris V, Sorbonne, França, com a pesquisa “(Des) Amores na Literatura de Autoras Negras da Bahia-Brasil e de Países Africanos de Língua Portuguesa” (2017-2019). Desenvolve, atualmente, a pesquisa “A Literatura Afro-feminina em Trânsito: África Portuguesa e Bahia – Brasil”.
É autora de vários artigos publicados em periódicos; dos livros Vozes Literárias Negras (EDUFRB, 2012) e Cartografias em Construção – Algumas Escritoras de Moçambique (EDUFRB, 2019 (e-book); Águas – Moradas de Memórias (EDUFRB, 2020 (e-book)) e (co) organizadora de diversas obras, tais como Tranças e Redes - Tessituras sobre África e Brasil (EDUFRB, 2014); Entre Narrativas e Metáforas: direitos, educação e populações negras no Brasil... (UFRB/UNEB/SEPROMI, 2014); Descolonização do Conhecimento no contexto Afro-brasileiro (EDUFRB, 2019 (impresso). Entre o pensamento de Lélia Gonzalez e a palavra poética (EDUFRB, 2014). Descolonização do conhecimento no contexto afro-brasileiro (EDUFRB, e-book, 2017). Participou das coletâneas de artigos dos livros Descolonização do Conhecimento (CRV, 2013); Direitos Humanos, Ética, Trabalho e Educação (UNESP, 2013) e Devir negro: por democracia e cidadania cultural do Brasil (EDUNEB, 2017).
Projecto Tindzila
Unidos pela Lei-Tura
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...