Avançar para o conteúdo principal

Presidência do Tindzila

 

Em uma sessão ordinário decorrida a 13 de Novembro de 2020, que contou com a apresentação da proposta do estatuto geral do Projecto Tindzila, assim como, com a apresentação de propostas fechadas de votação para a escolha dos altos representantes do Projecto Tindzila, por unanimidade dos membros coordenadores passa a ocupar a pasta de Presedente do Projecto Tindzila o senhor Jeremias F. Jeremias e Vice˗Presidente Otildo Justino Guido. 

O Projecto Tindzila, fundado em Janeiro de 2019, é uma iniciativa cultural, sem fins lucrativos, vocacionada na dinamização da cultura, com destaque a promoção da literatura e, sedeada na província de Inhambane, concretamente no Distrito de Inharrime tem realizado diversas actividades viradas ao desenvolvimento literário, assim como para o desenvolvimento artístico no seu contexto generalizado de belas artes. Tem como objectivo geral promover manifestações de interesse cultural através da realização de actividades como: exposições de livros literários (de poesia, de crónica, romances, novelas, contos, ensaios, estudos, dramas, entre outros), exposições de artes plásticas, pintura, escultura, entre outras formas de expressão artística.

E nos últimos dias, face as limitações impostas pela realidade actual, tem sido um dos projectos de destaque cultural na promoção de conversas virtuais que visam discutir aspectos ligados a arte, e da literatura de forma especial, no seu grupo de whatsapp.

Para adicionar, foi no passado dia 02 de Outubro do presente ano, com a abertura do Centro Cultural Palavras & Sol, que em parceria com o Centro vai retomar a promover alguns círculos de leitura presenciais em data a ser divulgada brevemente e, também, o Projecto Tindzila disponibiliza neste momento, nas instalações do C.C Palavras & Sol abertas para o público geral, mais de 300 livros de literatura diversa para leituras a serem feitas in locus


No entanto, depois da visita efectuada pelo Director Provincial da Cultura e Turismo ˗Inhambane, ao Projecto Tindzila e ao seu actual maior parceiro Centro Cultural Palavras & Sol, urgiu a necessidade de se acelerar com a elaboração do estatuto do projecto que se encontra neste momento em revisão, e com a instalação de um corpo central de comando e orientação, tendo se, como apresentado acima, eleito por unanimidade o Jeremias F. Jeremias como o Presidente do Projecto e Otildo Justino Guido Vice˗Presidente.

Visita ao Projecto Tindzila e ao C. Cultural pela Direcção Provincial da Cultura e Turismo de Inhambane 


Em suas palavras, o presidente deixou ficar o seguinte, "ilustres, Tindzila é uma máquina grande. Assumir a posição de Presidente é uma grande responsabilidade ao que conto com a vossa energia, dedicação, como cada um tem vindo a demonstrar", finda a citação passamos a apresentar a seguir a mini biografia dos representantes eleitos. 



Biografia do Presidente 

Jerimias Francisco Jeremias 
Jeremias Francisco Jeremias, nascido aos 08 de Setembro de 1987, na província de Gaza, distrito de Manjacaze, frequentou nível primário no mesmo distrito, secundário na Cidade da Maxixe. Frequentou curso de ensino de Português na UP-Gaza; Foi Supervisor da Logística na Empresa Vilankulo Madeira Ltda em Maputo; Assistente do gerente da Kangela Ltda delegação da Maxixe, enquanto frequentava o curso gestão de empresas na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane. Frequenta o curso de Organização e Gestão de Educação, Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM); Actualmente, é Professor da Escola Secundária 04 de Outubro de Inharrime, distrito com mesmo nome, Província de Inhambane; é poeta, escritor, crítico literário, membro do Projecto Tindzila, com várias obras não publicadas de poesia e ensaios literários.


Biografia do Vice˗Presidente



Otildo Justino Guido 

Otildo Justino Guido, moçambicano, escritor, poeta, músico, compositor e activista cultural, formado em Contabilidade e Finanças, formando em Contabilidade e Auditoria, membro da Associação Cultural Xitende, co-mentor do Projecto Cultural Tindzila, mentor e Director Geral do Centro Cultural Palavra & Sol, Representante do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa em Moçambique, publicado em várias antologias e revistas nacionais e internacionais, Vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto, 2019, terceiro classificado no Concurso de Crônicas Memórias do Idai.




Comentários

  1. Este abraço.Muita persistência,o caminho é longo .Que Inharrime seja um recanto de luz.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Edite o seu comentário aqui...

Mensagens populares deste blogue

Em Moçambique, poucas editoras acreditam que um livro de texto dramático pode vender

 ** Por João Baptista No dia 17 de Agosto, Dia da SADC, o Projecto Tindzila conversou com Emerson Mapanga sobre o seu livro de estreia *Padecer das rosas*. O debate foi moderado por Adilson Sozinho. *Parecer das rosas* já é em si uma peça teatral. Existe peça teatral escrita e peça teatral em cena. Esta última é o espetáculo em palco. O texto que resultou neste livro já foi levado à cena. Foi montado um espetáculo no ano de 2019. Este livro nasceu da adaptação do romance *A Rosa Xintimana* de Aldino Muianga, daí a ligação das personagens do livro de Emerson Mapanga e Aldino Muianga. Quem lê esses dois livros consegue compreender as vivências da sociedade, a natureza africana e as suas culturas. O teatro alimenta-se da vida e, como a vida, Padecer das rosas é uma obra cheia de interrogações.  Quanto à questão da personificação das personagens, Emerson acredita que todas as personagens construídas surgem dentro de uma base que pré-existem em escritores e dramaturgos. E a opção de escreve

A Literatura Produzida em Cabo Delgado: Estágio, crises e desafios

   Por: Adilson Sozinho Uma sugestão que nos foi trazida pelo projecto Tindzila para 13.08.2023, na plataforma, WhatsApp. Conversa moderadora pelo João Baptista e tendo como oradores três estudantes universitários de Cabo Delgado, nomeadamente, Idália Bata, Gildo Malodelo e Albertino José. Sobre a Literatura produzida em Cabo Delgado, os oradores trouxeram de forma sintética as percepções que se seguem, no entanto, antes de mais, salientar que os três jovens, são naturais e residentes em Montepuez, um dos distritos mais belos e atractivos da província de Cabo Delgado depois de Pemba. É um distrito com uma densidade populacional considerável. Foi estratégico conversar com os jovens deste distrito que alguns consideram possuir uma das maiores cidades da província, se não, a maior, deixando para trás até a cidade de Pemba. O JB questionou à Idália sobre o estágio da literatura em Cabo Delgado, a qual se espelhando no seu distrito respondeu: “Cabo Delgado é uma província esquecida em ter

O nível de desenvolvimento humano deve ter uma proporcionalidade directa com o nível de leitura de um povo

 *Por João Baptista  Nesta segunda-feira, 14 de Agosto de 2023, o Projecto Tindzila recebeu no seu grupo de WhatsApp e conversou com Venâncio Mondlane, deputado da Assembleia da República e leitor assíduo de livros. O debate foi moderado por Matilde Chabana, tendo como tema de conversa "A leitura como um segmento para o desenvolvimento humano". Segundo o orador, ao longo destes seus anos de leitura e de convivência, percebeu que é muito importante ler, todavia, é muito mais importante partilhar esta leitura e ter tempo para assimilar a mesma leitura como um factor de transformação pessoal. Para Venâncio Mondlane, a leitura só ganha sentido no ser humano quando ele apreende, isto é, ele lê e medita o que está lendo; e a leitura transforma a forma de ser, a visão do mundo, o campo/universo emocional e até o próprio ser. Quando a leitura consegue alcançar isso, essa leitura é útil. Segundo Venâncio Mondlane, "o nível de desenvolvimento humano deve ter uma proporcionalidade