Em uma sessão ordinário decorrida a 13 de Novembro de 2020, que contou com a apresentação da proposta do estatuto geral do Projecto Tindzila, assim como, com a apresentação de propostas fechadas de votação para a escolha dos altos representantes do Projecto Tindzila, por unanimidade dos membros coordenadores passa a ocupar a pasta de Presedente do Projecto Tindzila o senhor Jeremias F. Jeremias e Vice˗Presidente Otildo Justino Guido.
O Projecto Tindzila, fundado em Janeiro de 2019, é uma iniciativa cultural, sem fins lucrativos, vocacionada na dinamização da cultura, com destaque a promoção da literatura e, sedeada na província de Inhambane, concretamente no Distrito de Inharrime tem realizado diversas actividades viradas ao desenvolvimento literário, assim como para o desenvolvimento artístico no seu contexto generalizado de belas artes. Tem como objectivo geral promover manifestações de interesse cultural através da realização de actividades como: exposições de livros literários (de poesia, de crónica, romances, novelas, contos, ensaios, estudos, dramas, entre outros), exposições de artes plásticas, pintura, escultura, entre outras formas de expressão artística.
E nos últimos dias, face as limitações impostas pela realidade actual, tem sido um dos projectos de destaque cultural na promoção de conversas virtuais que visam discutir aspectos ligados a arte, e da literatura de forma especial, no seu grupo de whatsapp.
Para adicionar, foi no passado dia 02 de Outubro do presente ano, com a abertura do Centro Cultural Palavras & Sol, que em parceria com o Centro vai retomar a promover alguns círculos de leitura presenciais em data a ser divulgada brevemente e, também, o Projecto Tindzila disponibiliza neste momento, nas instalações do C.C Palavras & Sol abertas para o público geral, mais de 300 livros de literatura diversa para leituras a serem feitas in locus.
No entanto, depois da visita efectuada pelo Director Provincial da Cultura e Turismo ˗Inhambane, ao Projecto Tindzila e ao seu actual maior parceiro Centro Cultural Palavras & Sol, urgiu a necessidade de se acelerar com a elaboração do estatuto do projecto que se encontra neste momento em revisão, e com a instalação de um corpo central de comando e orientação, tendo se, como apresentado acima, eleito por unanimidade o Jeremias F. Jeremias como o Presidente do Projecto e Otildo Justino Guido Vice˗Presidente.
Visita ao Projecto Tindzila e ao C. Cultural pela Direcção Provincial da Cultura e Turismo de Inhambane |
Em suas palavras, o presidente deixou ficar o seguinte, "ilustres, Tindzila é uma máquina grande. Assumir a posição de Presidente é uma grande responsabilidade ao que conto com a vossa energia, dedicação, como cada um tem vindo a demonstrar", finda a citação passamos a apresentar a seguir a mini biografia dos representantes eleitos.
Biografia do Presidente
Jerimias Francisco Jeremias |
Biografia do Vice˗Presidente
Otildo Justino Guido |
Otildo Justino Guido, moçambicano, escritor, poeta, músico, compositor e activista cultural, formado em Contabilidade e Finanças, formando em Contabilidade e Auditoria, membro da Associação Cultural Xitende, co-mentor do Projecto Cultural Tindzila, mentor e Director Geral do Centro Cultural Palavra & Sol, Representante do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa em Moçambique, publicado em várias antologias e revistas nacionais e internacionais, Vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto, 2019, terceiro classificado no Concurso de Crônicas Memórias do Idai.
Este abraço.Muita persistência,o caminho é longo .Que Inharrime seja um recanto de luz.
ResponderEliminar