Avançar para o conteúdo principal

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - 2024/2025


 

REGULAMENTO



Preâmbulo

Massinhane Edições é uma editora moçambicana, com sede no Bairro Liberdade 3 – cidade de Inhambane vocacionada para a dinamização da literatura e sua promoção através da produção, incentivo e publicação de escritores, mormente, emergentes.

O presente regulamento apresenta directrizes de selecção de 04 autores da província de Inhambane com obra ou sem obra publicada, com o objectivo de promover a literatura nesta região do país. Importa realçar que esta actividade enquadra-se no projecto “Promoção da Literatura e Leitura” que conta com o patrocínio oficial da EDM – Electricidade de Moçambique e parceria da Associação Cultural Tindzila.

Parágrafo único: Entenda-nos nos termos deste regulamento autores da província de Inhambane, os que se encontram baseados ou a viver num dos distritos da província.

Artigo 1º - Modalidade

São bem-vindos originais de poesia e prosa (conto, infanto-juvenil, novela e romance) para esta chamada, sendo seleccionada uma obra em cada categoria.

Artigo 2º - Critérios de Apresentação

1. Todas as obras apresentadas a concurso, deverão ser originais e inéditas e estar redigidas em língua portuguesa.

2. As obras na modalidade de Poesia deverão obedecer aos seguintes critérios:

a) Temática livre;

b) Tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;

c) Espaçamento de 1,15 cm e margens laterais de 2,5 cm;

d) Mínimo de 50 páginas

e) Máximo 120 páginas

 

3. As obras na modalidade de prosa, deverão obedecer aos seguintes critérios:

a) Temática livre;

b) Tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;

c) Espaçamento de linhas de 1,5 cm e margens laterais de 2,5 cm;

d) Mínimo de 50 páginas.

e) Máximo 120 páginas.

 

Artigo 3º - Apresentação de Candidaturas

1. Cada autor só pode enviar uma obra no máximo por categoria.

2. Aceitam-se obras em co-autoria.

3. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos e originais.

4. Os trabalhos deverão ser enviados para o correio electrónico da editora (massinhaneedicoes@gmail.com) de 21 de Março a 21 de Abril de 2025.

5. Não serão considerados os trabalhos enviados depois da data indicada no número anterior.

6. Os trabalhos devem ser enviados em formato Word, mencionando no Assunto “Chamada 2025 – Título da Obra”.

6. O texto do e-mail deve conter a identificação do autor, mencionando:

Nome:

Nacionalidade:

Naturalidade:

Distrito de residência:

Bairro de residência:

Telefone:

E-mail:

7. Não pode constar em nenhuma página da obra o nome do autor. A obra deve apenas ser identificada pelo título.

Artigo 4º – Organização

1. Os ficheiros a serem distribuídos ao Júri não constarão os nomes dos autores.

2. A identificação dos autores das obras seleccionadas só será dada a conhecer após a decisão do Júri.

3. A escolha das obras a serem publicadas será feita por um Júri que avaliará todos os trabalhos recebidos dentro do prazo estabelecido neste regulamento.

4. O Júri será constituído por três elementos convidados pela editora, que avaliará aspectos ligados a qualidade literária, interesse temático e enquadramento da obra na filosofia da editora.

5. Reserva-se ao Júri o direito de não escolher nenhuma ou todas três obras para a publicação.

6. O Júri não poderá escolher mais de uma obra do mesmo autor.

Artigo 5º - Resultados

1. A decisão do Júri, de que não haverá recurso, será tornada pública através da imprensa, blogue www.tindzilablogsport.com  e nas redes sociais da Editora Massinhane Edições.

2. Os autores seleccionados serão notificados por telefone, carta ou correio electrónico.

3. As obras não seleccionadas serão destruídas 20 dias depois do anúncio das obras seleccionadas.

4. Os autores seleccionados aceitam que a Massinhane Edições proceda a uma revisão literária e linguística dos originais.

Artigo 6º - Direitos de Autor

1. A Massinhane Edições publicará as obras seleccionadas com uma tiragem mínima de 200 exemplares cada, dos quais 100 serão ofertados a algumas escolas públicas da província a serem identificadas.

2. Será pago aos autores das obras seleccionadas 10% do valor sobre o preço da capa.

3. Os autores seleccionados ainda vão receber por direito 15 exemplares do seu livro.

Artigo - 7º Casos Omissos

Para qualquer esclarecimento sobre o estabelecido no presente regulamento ou outro aspecto que possa advir na sua interpretação ou estar omisso, deverá ser colocado para o email da Editora ou pelos contactos da mesma.

MASSIMHANE EDIÇÕES E.I

Endereço: Bairro Liberdade 03 - Inhambane

Telefone/Fax: 875385905/844085779

E-mail: massinhaedicoes@gmail.com

 

 



 

 

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Basta, Agualusa! - Ungulani Ba Ka Khosa

À  primeira perdoa-se, à  segunda tolera-se com alguma reticência , mas à  terceira, diz-se basta! E é  isso que digo ao Agualusa, escritor angolano que conheço  há mais de trinta anos. Sei, e já  tive oportunidade de o cumprimentar por lá, onde vive há anos num recanto bem idílico da Ilha de Moçambique; sei que tem escrito tranquilamente nessa nossa universalmente conhecida ilha; sei, e por lá passei (e fiquei desolado), que a trezentos metros da casa de pedra que hospeda Agualusa estendem-se os pobres e suburbanos bairros de macuti (cobertura das casas à base das folhas de palmeiras), com  crianças desnutridas, evidenciando carências  de gerações de desvalidos que nada beneficiaram com a independência de há 49 anos. Sei que essas pessoas carentes de tudo conhecem, nomeando, as poucas e influentes famílias moçambicanas que detém o lucrativo negócio das casas de pedra, mas deixam, na placitude dos dias, que os poderosos se banhem nas águas  d...

Gibson João José vence a 17ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto

  Gibson João José, natural da província de Inhambane, Moçambique, foi um dos vencedores do Prémio Literário José Luís Peixoto em 2024, na categoria destinada a não naturais ou não residentes no concelho de Ponte de Sor. O escritor conquistou o prémio ex aequo com a obra Em Vogais, ao lado de Paulo Carvalho Ferreira (Barcelos), distinguido pela obra Almanaque dos dias ímpares. Para Gibson, “ter vencido o Prémio Literário José Luís Peixoto | 2024 constitui uma enorme satisfação e, talvez, um bom sinal para quem conquista o seu segundo prémio e está a dar os primeiros passos nesta jornada de incertezas”. Acrescenta, ainda, que esta vitória é "também um marco na literatura moçambicana, que, nestes últimos tempos, tem-se mostrado vibrante e promissora, com autores novos que, a cada dia, elevam o seu país além-fronteiras”.O Prémio Literário José Luís Peixoto é atribuído anualmente pela Câmara Municipal de de Sor em 2006, tendo a sua primeira edição ocorrido em 2007. Segundo a organiza...

Pedro Pereira Lopes vence o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2024

O escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes foi distinguido com o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2024 pela sua obra “Tratado das Coisas Sensíveis” . Este prestigiado prémio literário, instituído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), tem como objetivo promover a literatura de língua portuguesa, reconhecendo obras de autores que se destacam pela excelência e originalidade. Além da consagração de Pedro Pereira Lopes, a obra “A Vocação Nómada das Cidades” , de autoria de André Craveiro, recebeu uma Menção Honrosa . Sobre o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura O Prémio, em homenagem a Vasco Graça Moura, figura incontornável da literatura portuguesa, destina-se a premiar obras inéditas no âmbito da poesia, ensaio ou ficção. Além de prestigiar autores de língua portuguesa, o concurso visa estimular a criação literária e assegurar a publicação e promoção das obras premiadas. As candidaturas são abertas a autores de qualquer nacionalidade, desde que os trabalhos sejam a...