O Tindzila apresenta esta pequena introdução só para situar os seus leitores.
[...] a literatura infantojuvenil é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nela, se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando factos da vida real (ex: artes, ciências, matemática, etc).
Naturalmente, o conteúdo dentro de uma obra infantojuvenil depende da idade do leitor; enquanto obras literárias destinadas a crianças de dois a quatro anos de idade são quase sempre constituídas de poucas palavras e são muito coloridas e/ou possuem muitas imagens e fotos, obras literárias destinadas ao jovem adolescente muitas vezes contém apenas texto.
Ponto crucial que o leitor do Tindzila deve frisar
*Obras literárias destinadas às crianças com dois a quatro anos de idade* possuem apenas grupos de palavras e/ou poucas e simples frases. Aqui, livros são coloridos e/ou possuem muitas imagens e/ou fotos, tanto porque criança está apenas começando a aprender a ler, bem como estimula a criança por mais livros/histórias. *Livros dedicados a leitores entre quatro a seis anos* apresentam maiores grupos de palavras organizados em um texto, sem abrir mão de estímulos visuais mencionados acima. Já *obras literárias feitas para crianças entre sete a dez anos* começam a possuir cada vez menos cores e imagens, e apresentando textos cada vez maiores e factos cada vez mais complicados e explicativos, uma vez que o jovem leitor, agora já em fase escolar, é estimulado a encontrar respostas por ele mesmo __ o começo da racionalização.
Parece-nos que em Moçambique há pouca produção de literatura para crianças. Mas a pergunta prevalece: como é escrever para crianças?
Nessa conversa do dia 26, a moderação estará a cargo do poeta moçambicano Mafemane de Castro.
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