Quando, em 1986, a versão original deste, escrito em Gïküyü, foi publicado, o governo Queniano emitiu um mandato de prisão contra "Matigari", o seu personagem. Depois dos servis da ditadura de Moi terem descoberto que se tratava de um personagem de ficção e não de um indivíduo real, o livro foi retirado das livrarias e as editoras foram proibidas de reproduzi-lo. Durante 10 anos, nem uma cópia sequer de Matigari podia ser vista nos centros de produção do conhecimento daquele país.
Afinal quem é Matigari, essa misteriosa personagem? Fazia parte do grupo dos patriotas que foram para floresta lutar pela liberdade e por lá ficaram para manter aceso o fogo da libertação.
" ... Eu e o colono Williams lutamos pela minha casa..."
" Eu construí a casa mas quem lá dormia era o Williams. Eu cultivei as propriedades, mas quem ficava com a colheita era o colono Williams. Ora revoltei-me, peguei na arma do colono e ia matá-lo mas o negro e servente John Boy é que o salvou. Consegui fugir... O colono Williams veio atrás de mim e andamos anos e anos na floresta um atrás do outro para ver quem venceria. Ontem matei-o na floresta. Por isso, hoje quero a minha casa, quero ver a minha família... Quero dormir na minha casa. Quero as minhas terras. Quero semear e colher para mim e não para os outros se aproveitarem do meu esforço."
Matigari depois de derrotar Williams escondeu as suas armas numa cova junto a uma figueira e colocou uma casca de uma árvore à cintura, chamando -a o cinto da paz.
Matigari estava à procura da verdade e da justiça.
Os produtos cultivados devem ser de quem os cultiva. Os brancos trouxeram o imperialismo e agora? A quem vai fazer a pergunta da justiça e da verdade? Os pastores eram os sábios porque liam as estrelas. Hoje, os sábios são os que estudam. Perguntou ao estudante e ao professor onde encontrar a verdade e a justiça.
Este livro faz denúncia fortes à diversos assuntos sociais, sejam políticos, religiosos e étnicos. É um livro que transversal e possível de diversas leituras e interpretações e, quiçá, sirva para despertar-nos sobre algumas questões existenciais.
Podem adquirir o seu exemplar contacto-nos pelo +258 844085779/875385905
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...