Tema: LITERATURA MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA[estágio, escritores e suas obras emblemáticas e desafios ]
Orador: Lucílio Manjate
Moderadoras:Ana Mafalda Leite e Maria Raufa.
A conversa com Lucílio Manjate sobre LITERATURA MOÇAMBICANA CONTEMPORÂNEA será co-moderada pela poeta Ana Mafalda Leite.
Ana Mafalda Leite, poeta e ensaísta é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigadora do CESA (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento), onde tem sido responsável por vários projectos sobre estudos africanos, nomeadamente o Projecto Nação e Narrativa Pós-colonial (Literatura e Cinema), que teve como resultante a publicação de quatro volumes, dedicados a Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo-verde e São Tomé e Príncipe.
Actualmente coordena o projecto NILUS, orientado para as literaturas do Oceano Índico.
Como ensaísta publicou recentemente Cenografias Pós-coloniais e Estudos sobre Literatura Moçambicana (2018), e o seu percurso inclui várias obras (que têm sido reeditadas pelo seu interesse) que problematizam as literaturas africanas nas suas vertentes teórico-críticas, nomeadamente a Problematização de géneros (A Modalização Épica nas Literaturas Africanas, 1991), a relação entre oralidade e escrita ( Oralidades&Escritas nas Literaturas Africanas 1998-2014), a integração na área dos estudos Pós-coloniais ( Literaturas Africanas e Formulações Pós-coloniais 2003-2014), sempre com uma especial atenção para a Literatura Moçambicana, à qual dedicou o estudo sobre a obra do poeta José Craveirinha (1990).
É co-autora e organizadora de um dos primeiros livros sobre a história das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: The Postcolonial of Lusophone Africa (1990). Tem contribuído com a sua obra para uma importante divulgação crítica das Literaturas Africanas e desenvolvido actividade docente como Professora Convidada em várias universidades.
Como poeta publicou até ao momento nove (9) livros, de que se destacam Passaporte do Coração (2001) e Livro das Encantações (2005) e o mais recente Outras Fronteiras (2017, 2019). Recebeu em 2015 o PRÉMIO FEMINA LITERATURA (um prémio que agracia as Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia, oriundas de Portugal, dos Países de Expressão Portuguesa, das Comunidades Portuguesas e Lusófonas, e Luso-descendentes, que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no mundo, pelo conhecimento e pelo seu relacionamento com outras culturas
Comentários
Enviar um comentário
Edite o seu comentário aqui...