Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2024

Matigari de Ngügï Wa Thiong'o - Sugestão de Leitura da Semana

 Quando, em 1986, a versão original deste, escrito em Gïküyü, foi publicado, o governo Queniano emitiu um mandato de prisão contra "Matigari", o seu personagem. Depois dos servis da ditadura de Moi terem descoberto que se tratava de um personagem de ficção e não de um indivíduo real, o livro foi retirado das livrarias e as editoras foram proibidas de reproduzi-lo. Durante 10 anos, nem uma cópia sequer de Matigari podia ser vista nos centros de produção do conhecimento daquele país.  Afinal quem é Matigari, essa misteriosa personagem? Fazia parte do grupo dos patriotas que foram para floresta lutar pela liberdade e por lá ficaram para manter aceso o fogo da libertação. " ... Eu e o colono Williams lutamos pela minha casa..." " Eu construí a casa mas quem lá dormia era o Williams. Eu cultivei as propriedades, mas quem ficava com a colheita era o colono Williams. Ora revoltei-me, peguei na arma do colono e ia matá-lo mas o negro e servente John Boy é que o salvou.

Sra Daniels lança-se em livro no próximo dia 22 de Maio

  Sra Daniels vai lançar o seu novo livro no Instituto Guimarães Rosa intitulado " As Confissões da Senhora Professora" no próximo dia 22 de Maio de 2024, às 17h30'. A obra, como nos aludiu a autora, é inspirada nas vivências mais ávidas - e não faladas - dos docentes que leccionam nas escolas públicas do nosso belo país. As Confissões Da Senhora Professora é um livro que perturba, por isso se dirige aos valentes. Destina-se aos corajosos que encaram a realidade de frente. O livro leva a reflectir sobre o papel de cada um dos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem - aluno, professores, encarregados, parceiros, doadores, panificadoras, directores, seus superiores e os superiores dos seus superiores. As Confissões Da Senhora Professora veste-se de gratidão aos que corajosamente mantém -se fiéis aos seus valores morais e aos princípios éticos profissionais.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Global de Manuscritos de Não-Ficção para Mulheres Negras 2024

  Estão abertas as inscrições para o Prêmio Global de Manuscritos de Não-Ficção para Mulheres Negras 2024. Como parte da sua missão como editora negra global que liga a África e a diáspora africana, a Cassava Republic Press's tem o orgulho de anunciar o lançamento do seu primeiro Prémio Global de Manuscritos de Não-Ficção para Mulheres Negras, no valor de 20.000 dólares, dedicado a trabalhos excepcionais de mulheres negras. No cerne deste prêmio está um profundo compromisso em ampliar a longa tradição das escritoras negras como criadoras de conhecimento e pensadoras críticas. Levamos a sério a observação da estudiosa e escritora feminista negra sul-africana Desiree Lewis de que “os editores tendem a concentrar-se na escrita ficcional e autobiográfica de mulheres negras, ou na poesia. Isto tende a ser sintomático de um estereótipo de publicação e leitura/marketing sobre as mulheres negras na esfera pública serem “interessantes” principalmente como animadoras, contadoras de histórias

Inscrições abertas para o Muthiana Slam

O concurso é aberto às mulheres que tem gosto  pela  poesia e para tal, basta  enviar a sua candidatura pelo email: muthianaslam@gmail.com ou pelo WhatsApp: 843950169 O email deve conter: Nome artístico, data de nascimento, número de telefone e uma poesia com tema a sua escolha. Prazo de envio: até 31 de Maio de 2024 A presente edição conta com o apoio do Projecto Observatório Jovem para Justiça Climática implementado pela União Nacional dos Estudantes e Financiado pela Youth Climate Justice Fund e Rockefeller Philanthropy Advisors para celebrar o Dia do Meio Ambiente.  Uma das poesias/textos a ser usada na batalha deve ter uma temática ligada a mudanças climáticas. Premiação: Primeiro Lugar: 10 000,00 MT Segundo Lugar: 7 500,00 MT Terceiro Lugar: 5 000,00 MT Produção Elarte produções, com apoio Observatório Jovem para Justiça Climática, FAPERJ, Faculdade de Letras da UFRJ (Brasil).

Concurso literário Afonso Lopes Vieira na modalidade de conto ou novela

  Imagem do site da entidade organizadora do prémio  O concurso literário Afonso Lopes Vieira foi instituído pelo Município de Leiria com o intuito de homenagear e divulgar o poeta leirense e homem da cultura Afonso Lopes Vieira, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita. Género: Conto ou novela para a presente edição. Nacionalidade dos concorrentes: Aberto para qualquer um desde que a obra submetida esteja escrita em português. Modalidades de envio: submissão fisica ou pelos correios. Prémio: Valor monetário especificado no regulamento do concurso. Data limite de submissão: até 15 de Setembro de 2024 e para mais informações consulte o site da entidade organizadora: https://www.cm-leiria.pt/municipio/gabinete-de-comunicacao/noticias/noticia/conto-e-novela-sao-os-generos-literarios-a-concurso-na-3-edicao-do-premio-literario-afonso-lopes-vieira

📢 Último Dia para Submissão de Textos na Revista Literária "OCASO"!

  Atenção, escritores! O prazo para enviar seus textos para a revista literária "OCASO", organizada pela Massinhane Edições em parceria com a Ressonâncias Literárias, termina amanhã, dia 20/05/2024, às 23:59. Como Participar: 1. Escreva um poema, crônica, miniconto, ensaio, excerto de estudo literário ou artigo de opinião (tema livre). 2. Formato do Texto:    - Poemas: até 2 páginas.    - Crônicas, minicontos, ensaios, excertos de estudos literários ou artigos: até 5 páginas.    - Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12.    - Aceito somente em documento Word (arquivos em PDF serão desclassificados). 3. Envio:    - E-mail: ressonanciasliterarias@gmail.com    - Assunto do e-mail: REVISTA LITERÁRIA “OCASO”. Requisitos: - Texto pode ser inédito ou publicado, desde que os direitos autorais sejam do autor. - Idade mínima para participação: 18 anos. - Texto pré-revisado ou revisado. - Seguir todas as regras estabelecidas no edital. Critérios de Avaliação: - Coerência - Estétic

Antologia de Contos de Lília Momplé - Sugestão de Leitura da Semana

Antologia de Contos de Lília Momplé é uma colecção de contos, diga-se, uns dos melhores da autora, alguns retirados de algumas publicações, ademais, todos os contos que compõem a antologia são relatos de factos, inclusive o conto inédito da antologia " Uma bala para Sharmilla" que relata a história de um jovem soldado, Mark Sledge, também conhecido ppr Sweetie, que ao ver sua vida desorientada acaba por listar-se nas forças armadas na espectativa ser condecorado um herói nacional e, através desse reconhecimento, favorecer-se para tirar a família da pobreza. Quis o destino que as coisas não fossem como ansiara. Naquela que foi a sua última missão, viu-se metido em conflitos ideológicos consigo mesmo, pois, após tirar a vida à Sharmilla, com a única bala que restava na câmara da sua arma, o peso da consciência tomou parte de si. Assombrou-se. E daí tomou a decisão de desertar das forças armadas, preferindo assim a sua então miséria e paz.  Fazem também parte do livro os contos:

Celebrando o 21 de Maio com o livro na cidade de Inhambane

 Por ocasião da passagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para Diálogo e Desenvolvimento, a Massinhane Edições vai coordenar a exposição e venda do livro no dia 21 de Maio de 2024, na cidade de Inhambane, em frente do edifício do Concelho Municipal.  O Dia Mundial da Diversidade Cultural para Diálogo e Desenvolvimento proclamado através da resolução 57/249, adoptada pela Assembleia Geral da ONU de 20 de Fevereiro de 2003, é celebrado a 21 de Maio de cada ano.  A celebração desta data é alicerçada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem e busca afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre povos, a coesão social e o diálogo. A exposição do livro será acompanhada por outras actividades como a roda de leitura com os alunos do primeiro grau, canto coral, palestras, dança, declamação de poesia, música, ilusionismo e entre outras, incluindo igualmente uma exposição mista (artesanato, gastronomia, pintura e mais).